Filtro dos sonhos
Esta oficina ensina a fazer um filtro de sonhos usando cipó natural ou sintético, fios, sementes e penas (…)
A oficina apresenta o conceito de Assemblage, ou montagem, trazida para as artes visuais na metade do século XX, e depois propõe a construção de insetos imaginários de modo lúdico, usando materiais naturais do entorno, como sementes, folhas e galhos. Também apresenta, ao longo de sua duração, a land art e alguns dos seus artistas.
– Materiais naturais coletados diretamente da natureza: sementes diversas, galhos secos e gravetos, folhas de diversos formatos e cores etc.
– Pistola de cola quente + refil
– Imagens impressas de diferentes insetos, formando pranchas de explicação
– Pequenas cartas com características dos insetos
– Tesouras e tesoura de poda
– Serrinha de corte
– Luvas de proteção
– Materiais de suporte: fita crepe, barbante, fita isolante
– Papel sulfite cortado no tamanho A5
– Papel cortado em tiras, em 3 cores diferentes
– Lápis
– 3 potes para por tiras de papel
Esta oficina ensina a fazer um filtro de sonhos usando cipó natural ou sintético, fios, sementes e penas (…)
A oficina possibilita a produção de instrumentos e/ou esculturas sonoras e musicais, usando objetos do cotidiano ressignificados (…)
A oficina de Antotipia busca investigar processos de impressão fotográfica por meio da criação de diferentes composições com materiais orgânicos e não-orgânicos (..)
A oficina aborda a relação entre natural e humano e seus desdobramentos na arte (…)
A oficina fala sobre a impressão botânica na história e, mais recentemente, sobre a técnica de estamparia ecoprint. (…)
A oficina apresenta a técnica do artesanato com a taboa, desde a coleta desta planta de brejo até o trançado. Depois, no passo a passo, mostra como se produz um vaso com esta técnica. (…)
A artesã mantém firme tradições seculares passadas de geração em geração, tanto em relação ao plantio do milho quanto do artesanato com palha de milho crioulo, taboa e fibra de bananeira. (…)
Oficineiro:
Alberto Duvivier Tembo | Artista visual, jogador e educador.
Alberto Duvivier Tembo atua nas áreas de Artes Visuais, Mediação Cultural, Educação e Desenvolvimento de Jogos. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, é pós-graduado em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, e em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pelo Schumacher College Brasil. Pesquisa principalmente dois campos: a ludicidade e seus inúmeros desdobramentos, e a ecologia e o meio ambiente, que incorpora em seus trabalhos artísticos. Membro do Zebra5, coletivo que trabalha com jogos, arte e educação desde 2009 em diversas instituições culturais. Um dos autores do premiado jogo de tabuleiro Abstratus. Ministra cursos, oficinas e formações, com foco no potencial criativo do ser humano. Como artista, denuncia o outro potencial humano: o da destruição ambiental.