Desenho e expressão
A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. (…)
Este módulo aborda linguagens tradicionais das artes visuais de modo dinâmico e prático, dando prioridade a produções plásticas com materiais acessíveis e/ou reaproveitados, além de assinalar o capital criativo como fonte básica das propostas.
Algumas linguagens artísticas, como desenho, escultura e pintura, são abordadas em duas oficinas distintas: uma que trata dessa linguagem enquanto expressão artística, e outra com ênfase na linguagem enquanto meio, como a arte aplicada para gerar um produto. Para exemplificar: o desenho como expressão pessoal, e o desenho como ilustração dentro de um sistema de mercado, como um desenho de história em quadrinhos. Essa escolha se dá para exemplificar a multiplicidade de caminhos e objetivos possíveis para qualquer técnica artística.
A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. (…)
A oficina introduz conceitos das Histórias em Quadrinhos (HQs) e seus processos de criação, trazendo referências da indústria das HQs. (…)
A oficina faz uma breve explanação sobre a história da aquarela no Oriente e Ocidente, e analisa seu processo de produção. (…)
A oficina apresenta as várias etapas da técnica de stencil, como o corte das imagens e/ou texto, e as formas de pintura – sejam elas com o spray ou também com tinta sobre tecido. (…)
Esta oficina explora múltiplas facetas da colagem como linguagem, apontando técnicas, materiais e aplicações. (…)
A oficina propõe momentos de prática, reflexão e ampliação de repertório sobre a relação de escultura e cerâmica. (…)
A oficina apresenta os processos de construção de uma cumbuca a partir da técnica do belisco e também do acordelado. (…)
A oficina aborda a história da xilogravura, suas diferenças no território brasileiro e alguns movimentos como expressionismo e modernismo. (…)
MÓDULO 2
Atividades marcadas pela presença de um elemento lúdico (jogos, brincadeiras, ficção) em seu desenvolvimento, conjugado a alguma técnica artística.
MÓDULO 3
Atividades artísticas e/ou artesanais que possuem forte relação com o entorno e com a utilização de materiais naturais.
MÓDULO 4
Atividades centradas em técnicas artesanais relacionadas a elementos cotidianos, como tecelagem e bordado.