Módulo 3 - Arte e natureza

Pintura com materiais naturais

A oficina aborda a relação entre natural e humano e seus desdobramentos na arte. Aborda a expressão artística com materiais naturais e brutos ao longo da história humana e artística e seus desdobramentos na land art. Apresenta diferentes materiais (terra, areia, açafrão, beterraba) e explora diferentes possibilidades de usos em composições bidimensionais.

Oficineiro: Alberto Duvivier Tembo | Artista visual, jogador e educador

TINTA DE BETERRABA
– 2 beterrabas
– Liquidificador
– Panela
– Polvilho azedo
– Vinagre branco
– Álcool gel
– Colher de pau
– Pote para a tinta

GIZ DE AÇAFRÃO
– Bulbo de açafrão
– Faca de serra

TINTA DE AÇAFRÃO
– Açafrão em pó
– Cola

TINTA DE TERRA
– Tipos de terra
– Cola branca
– Potes para as terras

PINTURA COM AREIA
– Tipos de areia
– Cola branca
– Pincéis diferentes
– Potes para areias

SUPORTES
– Papéis diferentes

EXTRA
– Pincéis
– Lápis e borracha
– Pano ou papel para limpeza

Outras oficinas do módulo Arte e Ludicidade

Filtro dos sonhos

Esta oficina ensina a fazer um filtro de sonhos usando cipó natural ou sintético, fios, sementes e penas (…)

Luthieria com sucata

A oficina possibilita a produção de instrumentos e/ou esculturas sonoras e musicais, usando objetos do cotidiano ressignificados (…)

Antotipia: fotografia ecológica

A oficina de Antotipia busca investigar processos de impressão fotográfica por meio da criação de diferentes composições com materiais orgânicos e não-orgânicos (..)

Artesanato com taboa

A oficina apresenta a técnica do artesanato com a taboa, desde a coleta desta planta de brejo até o trançado. Depois, no passo a passo, mostra como se produz um vaso com esta técnica. (…)

Artesanato com palha de milho

A artesã mantém firme tradições seculares passadas de geração em geração, tanto em relação ao plantio do milho quanto do artesanato com palha de milho crioulo, taboa e fibra de bananeira. (…)

Oficineiro:
Alberto Duvivier Tembo | Artista visual, jogador e educador.

Alberto Duvivier Tembo atua nas áreas de Artes Visuais, Mediação Cultural, Educação e Desenvolvimento de Jogos. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, é pós-graduado em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, e em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pelo Schumacher College Brasil. Pesquisa principalmente dois campos: a ludicidade e seus inúmeros desdobramentos, e a ecologia e o meio ambiente, que incorpora em seus trabalhos artísticos. Membro do Zebra5, coletivo que trabalha com jogos, arte e educação desde 2009 em diversas instituições culturais. Um dos autores do premiado jogo de tabuleiro Abstratus. Ministra cursos, oficinas e formações, com foco no potencial criativo do ser humano. Como artista, denuncia o outro potencial humano: o da destruição ambiental.