Módulo 1 - Arte e expressão

Escultura

A oficina propõe momentos de prática, reflexão e ampliação de repertório sobre a relação de escultura e cerâmica. A partir da apresentação de técnicas básicas, ferramentas e diferentes etapas, a oficina estimula os participantes a criar uma peça escultórica que tenha significado e que leve a reflexões sobre identidade, cultura e ancestralidade.

Oficineira: Priscila Leonel | Artista, ceramista, escultora, professora e pesquisadora das relações entre Cerâmica e Identidade Negra

– 5 kg de argila profissional de qualquer cor
– Saco plástico
– Estecas (ou palitos de churrasco, colheres e garfos)
– Copo com água
– Paninho
– Fio de nylon

Outras oficinas do módulo Arte e Expressão

Desenho e expressão

A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. (…)

Pintura: aquarela

A oficina faz uma breve explanação sobre a história da aquarela no Oriente e Ocidente, e analisa seu processo de produção. (…)

Pintura em stencil

A oficina apresenta as várias etapas da técnica de stencil, como o corte das imagens e/ou texto, e as formas de pintura – sejam elas com o spray ou também com tinta sobre tecido. (…)

Ilustração com colagem

Esta oficina explora múltiplas facetas da colagem como linguagem, apontando técnicas, materiais e aplicações. (…)

Artesanato cerâmico

A oficina apresenta os processos de construção de uma cumbuca a partir da técnica do belisco e também do acordelado. (…)

Xilogravura

A oficina aborda a história da xilogravura, suas diferenças no território brasileiro e alguns movimentos como expressionismo e modernismo. (…)

Oficineira:
Priscila Leonel | Artista, ceramista, escultora, professora e pesquisadora das relações entre Cerâmica e Identidade Negra

Priscila Leonel é escultora e ceramista. Professora de cerâmica no curso de Artes Visuais da UNESP de Bauru entre 2019 e 2022, e pesquisadora das relações entre Cerâmica e Identidade Negra, realizando diversos cursos e oficinas com esta abordagem. Realiza, também, videoartes e performances artísticas e ritualísticas com o barro. Participou de exposições por todo o Brasil, tanto coletivas quanto individuais, em espaços como a Casa de Vidro Lina Bo Bardi. Possui um ateliê em Sorocaba, onde produz seus trabalhos e também peças utilitárias.