Módulo 4 - Arte e COTIDIANO

Upcycling

A oficina apresenta o conceito de Upcyclcing (ou Supraciclagem), que se caracteriza pelo reuso criativo de materiais que, outrossim, seriam descartados, gerando resíduos sólidos. A oficineira traz duas práticas para exemplificar o conceito, com objetos do cotidiano sendo modificados para adquirirem nova função, e traça relações entre essa operação de ressignificação com conceitos artísticos, notadamente a apropriação.

Oficineira: Chrystianne Leite | Jornalista e artesã

Cabide bijuteria:
– Furadeira de mão
– Martelo pequeno
– Alicate de bico
– Broca de 1 mm
– Cola instantânea
– Régua de 30 cm
– Estilete
– Lápis ou caneta
– Massinha para madeira (opcional)
– Cabide de madeira
– 13 ganchos com rosca para madeira medindo 30 milímetros
– 2 ganchos rosqueáveis para madeira medindo 20 milímetros
– Hashi ou um palito de churrasco
– Um punhado de preguinhos com cabeça, medindo no máximo 2 mm de diâmetro e com corpo entre 8 e 10 mm
– Bijuterias variadas

Castiçal catraca de bicicleta:
– Catraca de bicicleta garimpada em bicicletarias
– 4 parafusos para madeira
– Chave de fenda ou Philips
– Um pedaço de madeira
– Lixa para madeira nº 60
– Lixa para madeira nº 220 ou 120 (opcional)
– Verniz transparente fosco, seladora a base d’água ou cera de carnaúba (opcional)

Outras oficinas do módulo Arte e Expressão

Construção de estandarte

A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)

Bordado contemporâneo

A oficina propõe uma introdução ao bordado a partir da customização de uma peça de roupa que os participantes tenham em casa, (…)

Tecelagem contemporânea

A artista fala de seu processo de criação, de suas referências e da coleta de materiais que depois são incorporados à criação. Ressalta a relação entre o rigor técnico e a criação, o improviso. (…)

Cartazismo

A oficineira fala de sua experiência autodidata no cartazismo, apresenta uma breve história do desenvolvimento dos cartazes impressos. (…)

Encadernação

A oficina fala sobre a história da encadernação, passando por diferentes regiões geográficas e históricas, como Egito Antigo (…)

Macramê

A oficina apresenta os fios mais populares do macramê e os principais nós: nó de laçada, nó quadrado, nó escondido, nó espiral ou DNA e nó festonê. (…)

Tear alternativo

Tecelagem é o trabalho de entrelaçar fios nos teares. Nesta oficina, é apresentada uma forma de aproximação com essa técnica a partir de um tear alternativo feito de papelão. (…)

Oficineira:
Chrystianne Leite – Jornalista e artesã.

Chrystianne Leite Pimentel é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Ao longo da carreira, Chrystianne já foi repórter e apresentadora de TV (em afiliadas da Globo e da Record), assessora de imprensa (INSS, Prefeituras de Manaus e de Santos) e hoje se divide entre a elaboração de roteiros audiovisuais e a produção artística e artesanal, iniciada por volta de 2006. Seu trabalho é realizado em parceria com o cinegrafista e também artesão/artista Paulo Cézar Cardozo. Juntos, eles  criaram o ateliê Upcycle Brasil, focado principalmente na supraciclagem de materiais.