Desenho e expressão
A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. (…)
A oficina introduz conceitos das Histórias em Quadrinhos (HQs) e seus processos de criação, trazendo referências da indústria das HQs. Apresenta alguns estilos (Cômico, Heróis, Terror, Infantil e Cartoon) e depois desenvolve diferentes etapas de criação: roteiro, esboços, refinamento e arte final.
– Bloco ou folhas avulsas de papel Bristol ou Canson A3
– Lápis preto ou lapiseira
– Lápis azul não xerocável ou grafite azul para lapiseira
– Borracha ou limpa-tipos
– Canetas nanquim descartáveis de diferentes graduações
– Pincel redondo números 0, 2 e 6
– Pincel nanquim descartável
– Tinta nanquim
– Tinta guache branca para retoques
– Retículas adesivas de graduação variada
– Régua
A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. (…)
A oficina faz uma breve explanação sobre a história da aquarela no Oriente e Ocidente, e analisa seu processo de produção. (…)
A oficina apresenta as várias etapas da técnica de stencil, como o corte das imagens e/ou texto, e as formas de pintura – sejam elas com o spray ou também com tinta sobre tecido. (…)
Esta oficina explora múltiplas facetas da colagem como linguagem, apontando técnicas, materiais e aplicações. (…)
A oficina propõe momentos de prática, reflexão e ampliação de repertório sobre a relação de escultura e cerâmica. (…)
A oficina apresenta os processos de construção de uma cumbuca a partir da técnica do belisco e também do acordelado. (…)
A oficina aborda a história da xilogravura, suas diferenças no território brasileiro e alguns movimentos como expressionismo e modernismo. (…)
Oficineiro:
Walter Júnior | Ilustrador e autor de HQ
Walter Junior iniciou a carreira de ilustrador e autor de HQs em 1988. Publicou o fanzine “SAGA” durante seis anos, sendo premiado com dois troféus “HQMIX”, em 1990 e 1992. Criou os personagens Overgirl e Feedback em 1989. Em 1994 , ganhou o “Prêmio Angelo Agostini” e o Troféu Nova de 1994 com a graphic novel “Semideuses”. Seu primeiro livro de contos, “7”, foi lançado em 2016, e em 2017 criou o selo Overdrive Comics, publicando a graphic novel “Eu, vilão” e a HQ seriada “Overdrive”.