Construção de estandarte
A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)
A oficina propõe uma introdução ao bordado a partir da customização de uma peça de roupa que os participantes tenham em casa, estimulando assim a reciclagem/recuperação de peças que possam estar rasgadas, manchadas ou que precisem de um charme. São tratadas etapas desse processo de criação, tais como a pesquisa de referências, escolha das cores pela explicação sobre o círculo cromático, o desenho/risco na peça, o uso de bastidores e alguns pontos básicos. Para finalizar, são abordados acabamentos, arremates e cuidados com a peça bordada.
– Uma peça de roupa
– Kit de agulhas de costura de diversos tamanhos
– Kit de linhas coloridas
– Tesoura
– Tesoura pequena
– Caneta apagável (aquela que apaga com calor)
– Bastidor (opcional)
A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)
A artista fala de seu processo de criação, de suas referências e da coleta de materiais que depois são incorporados à criação. Ressalta a relação entre o rigor técnico e a criação, o improviso. (…)
A oficineira fala de sua experiência autodidata no cartazismo, apresenta uma breve história do desenvolvimento dos cartazes impressos. (…)
A oficina fala sobre a história da encadernação, passando por diferentes regiões geográficas e históricas, como Egito Antigo (…)
A oficina apresenta os fios mais populares do macramê e os principais nós: nó de laçada, nó quadrado, nó escondido, nó espiral ou DNA e nó festonê. (…)
Tecelagem é o trabalho de entrelaçar fios nos teares. Nesta oficina, é apresentada uma forma de aproximação com essa técnica a partir de um tear alternativo feito de papelão. (…)
A oficina apresenta o conceito de Upcyclcing (ou Supraciclagem), que se caracteriza pelo reuso criativo de materiais que, outrossim, seriam descartados, gerando resíduos sólidos. (…)
Oficineira:
Priscilla Paduano – Comunicadora na área do audiovisual, artesã, bordadeira, feminista e mãe.
Priscilla Paduano é formada em Comunicação e atua há 15 anos com audiovisual na área de pós-produção. Atualmente, trabalha na Prodigo Filmes como gerente de pós-produção. Trabalhou na O2 Filmes, de 2016 a 2018, como coordenadora geral de publicidade, e de 2007 a 2010 como assistente de coordenação de pós-produção. Desde 2017, vem investigando técnicas artesanais como forma de autoconhecimento e expressão, inicialmente produzindo tricô, técnica que aprendeu com sua avó, e macramê. No bordado, utiliza técnicas variadas, como aquarela em tecido, bordado em papel e em fotografia, aplicação de pedraria, etc. Atualmente, tem realizado encontros e cursos em projetos sociais.