Bordado contemporâneo
A oficina propõe uma introdução ao bordado a partir da customização de uma peça de roupa que os participantes tenham em casa, (…)
– Papel sulfite ou caderno
– Lápis
– Tecidos coloridos
– Fitas de cetim ou tecidos velhos em tiras
– Tesoura
– Agulha
– Linha de costura
– Canetinhas
– Botões, miçangas e lantejoulas
– 1 vareta
A oficina propõe uma introdução ao bordado a partir da customização de uma peça de roupa que os participantes tenham em casa, (…)
A artista fala de seu processo de criação, de suas referências e da coleta de materiais que depois são incorporados à criação. Ressalta a relação entre o rigor técnico e a criação, o improviso. (…)
A oficineira fala de sua experiência autodidata no cartazismo, apresenta uma breve história do desenvolvimento dos cartazes impressos. (…)
A oficina fala sobre a história da encadernação, passando por diferentes regiões geográficas e históricas, como Egito Antigo (…)
A oficina apresenta os fios mais populares do macramê e os principais nós: nó de laçada, nó quadrado, nó escondido, nó espiral ou DNA e nó festonê. (…)
Tecelagem é o trabalho de entrelaçar fios nos teares. Nesta oficina, é apresentada uma forma de aproximação com essa técnica a partir de um tear alternativo feito de papelão. (…)
A oficina apresenta o conceito de Upcyclcing (ou Supraciclagem), que se caracteriza pelo reuso criativo de materiais que, outrossim, seriam descartados, gerando resíduos sólidos. (…)
Oficineira:
Bruna Amaro - Artista visual, performer e pesquisadora.
Bruna Amaro é artista visual, performer e pesquisadora, mestre em Estética e História da Arte pela USP e graduada em Artes Visuais pela UNESP. Seus trabalhos abordam uma combinação entre pesquisas acadêmicas e temas relacionados ao carnaval, às religiosidades e à violência de gênero. Sua produção reflete sobre o fazer têxtil e a reprodução de imagens com o uso das materialidades e das manualidades carnavalescas. Entre suas principais exposições estão a individual “Ninguém me pediu para fazer isso” e coletivas “28º Salão de Artes Visuais de Vinhedo”; “19º Programa de Exposições” e “46º SARP – Salão de Artes Nacional e Contemporâneo de Ribeirão Preto”, dentre outras. Destacam-se também a performance e instalação “Lavagem/Ablution” (Bélgica, 2018); o projeto “Maneater”, em Ossining/EUA (2019); e a performance e exposição individual AS PAPANGUS, realizada em São Paulo e Berlim (2022).