Construção de estandarte
A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)
A oficina fala sobre a história da encadernação, passando por diferentes regiões geográficas e históricas, como Egito Antigo, as dinastias chinesas e o Império Romano. Depois, ensina a fazer um caderno em etapas, como a elaboração da capa, o corte, a colagem das folhas do meio e a decoração.
– Papelão
– Tirinhas de jornal
– Revistas velhas para recortar
– Folhas de papel sulfite, coloridas ou de caderno
– Sobras de vários tipos de papel
– Fita adesiva transparente ou colorida
– Tesoura
– Estilete
– Régua
– Cola branca
– Pincel
– Lápis
– Caneta
– Barbante ou algum tipo de cordão
– Folhas naturais secas, de tamanhos e formatos diferentes
A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)
A oficina propõe uma introdução ao bordado a partir da customização de uma peça de roupa que os participantes tenham em casa, (…)
A artista fala de seu processo de criação, de suas referências e da coleta de materiais que depois são incorporados à criação. Ressalta a relação entre o rigor técnico e a criação, o improviso. (…)
A oficineira fala de sua experiência autodidata no cartazismo, apresenta uma breve história do desenvolvimento dos cartazes impressos. (…)
A oficina apresenta os fios mais populares do macramê e os principais nós: nó de laçada, nó quadrado, nó escondido, nó espiral ou DNA e nó festonê. (…)
Tecelagem é o trabalho de entrelaçar fios nos teares. Nesta oficina, é apresentada uma forma de aproximação com essa técnica a partir de um tear alternativo feito de papelão. (…)
A oficina apresenta o conceito de Upcyclcing (ou Supraciclagem), que se caracteriza pelo reuso criativo de materiais que, outrossim, seriam descartados, gerando resíduos sólidos. (…)
Oficineira:
Natali Padovani - Artista visual e arte-educadora.
Natali Padovani é artista visual e arte educadora. Graduada em Educação Artística pela Universidade de Guarulhos e Técnica em Design de Interiores pela Carlos de Campos. Leciona para crianças e adolescentes no ateliê de Artes Visuais da Fábrica de Cultura Jaçanã. Atuou como arte educadora em exposições no MAB, Itaú Cultural, SESC e Caixa Cultural. Sua produção artística caminha por diversas vertentes, envolvendo principalmente pesquisas com papel. Participou dos Salões de Artes de Guarulhos e Bunkyo, com menção honrosa pela série em papel “Invisíveis”. Desenvolve cadernos artesanais, colagens e gravuras como meio de pesquisa autoral e para a realização de oficinas com crianças e adolescentes. Trabalha com recorte e colagem para ilustração infantil e cenários 2D para animação em stop motion.