Desenho: processo de criação de uma HQ
A oficina introduz conceitos das Histórias em Quadrinhos (HQs) e seus processos de criação, trazendo referências da indústria das HQs. (…)
A oficina apresenta as várias etapas da técnica de stencil, como o corte das imagens e/ou texto, e as formas de pintura – sejam elas com o spray ou também com tinta sobre tecido. É feito também um panorama sobre as origens da técnica, traçando paralelos que vão das pinturas rupestres, passando pelas flores dos panos de prato das avós até a pixação e intervenções artísticas urbanas.
– Estilete escolar
– Marcador permanente
– Fita crepe
– Materiais para a confecção de diferentes matrizes de stencil: transparência, chapa de raio-x, papel sulfite e papel cartão
– Materiais para uma forma alternativa de sustentação do stencil: filó de armar e cola
– Tinta spray e tinta acrílica para tecido
– Rolinho de pintura e pincel redondo broxinha
– Filó ou tule
– Lápis
– Borracha
– Bucha
– Camiseta
A oficina introduz conceitos das Histórias em Quadrinhos (HQs) e seus processos de criação, trazendo referências da indústria das HQs. (…)
A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. (…)
A oficina faz uma breve explanação sobre a história da aquarela no Oriente e Ocidente, e analisa seu processo de produção. (…)
Esta oficina explora múltiplas facetas da colagem como linguagem, apontando técnicas, materiais e aplicações. (…)
A oficina propõe momentos de prática, reflexão e ampliação de repertório sobre a relação de escultura e cerâmica. (…)
A oficina apresenta os processos de construção de uma cumbuca a partir da técnica do belisco e também do acordelado. (…)
A oficina aborda a história da xilogravura, suas diferenças no território brasileiro e alguns movimentos como expressionismo e modernismo. (…)
Oficineiro:
Lucio Dedubiani | Artista visual e urbano e arte-educador
Lucio Dedubiani possui formação técnica em Desenho de Comunicação pela ETEC Carlos de Campos e bacharelado incompleto em Letras pela FFLCH-USP. Trabalha com Arte Urbana desde 2005, assinando como Alto*Contraste, ou A*C. Até 2017 este trabalho foi feito em parceria com sua companheira, a artista Lygia Lee. Já participou de inúmeras mostras coletivas pelo mundo, em importantes publicações e festivais de Arte Urbana, além de parcerias com grandes marcas.