Desenho: processo de criação de uma HQ
A oficina introduz conceitos das Histórias em Quadrinhos (HQs) e seus processos de criação, trazendo referências da indústria das HQs. (…)
A oficina exercita de forma poética a prática do desenho de observação e outras técnicas que abordam noções de perspectiva. Nela, os alunos farão desenhos a partir de imagens capturadas pelo Google Maps, norteados pelo desafio de explorar territórios desconhecidos por meio da tecnologia.
– Papel
– Caderno de qualquer tipo, com pauta ou sem pauta
– Materiais de desenho/escolares disponíveis em casa: lápis, caneta BIC, caneta colorida, borracha, canetinhas coloridas, lápis de cor, giz de cera, caneta marca texto
– Computador ou celular para captura das imagens no Google Maps
A oficina introduz conceitos das Histórias em Quadrinhos (HQs) e seus processos de criação, trazendo referências da indústria das HQs. (…)
A oficina faz uma breve explanação sobre a história da aquarela no Oriente e Ocidente, e analisa seu processo de produção. (…)
A oficina apresenta as várias etapas da técnica de stencil, como o corte das imagens e/ou texto, e as formas de pintura – sejam elas com o spray ou também com tinta sobre tecido. (…)
Esta oficina explora múltiplas facetas da colagem como linguagem, apontando técnicas, materiais e aplicações. (…)
A oficina propõe momentos de prática, reflexão e ampliação de repertório sobre a relação de escultura e cerâmica. (…)
A oficina apresenta os processos de construção de uma cumbuca a partir da técnica do belisco e também do acordelado. (…)
A oficina aborda a história da xilogravura, suas diferenças no território brasileiro e alguns movimentos como expressionismo e modernismo. (…)
Oficineira:
Vivian Bortolotti | Artista visual, ilustradora e professora de pintura e desenho
Vivian Bortolotti é bacharel em História da Arte pela UNIFESP e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Realiza cursos e oficinas em várias instituições e espaços de arte como nas unidades do Sesc-SP, Lab 74 e Straube Atelier em Guarulhos/SP. Com suas ilustrações já participou de exposições como “Migrações à mesa” e “O caminho das coisas”, ambas no Museu da Imigração em 2016, como também na exposição coletiva “Art Lover Ground #13 – Espronceda Center for Culture & Art”, em Barcelona, na Espanha, em 2019.