Construção de estandarte
A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)
Este módulo traz atividades que se relacionam com objetos e materiais do cotidiano transformados, reconfigurados e ressignificados, geralmente por meio de processos artesanais.
Os procedimentos aludem às economias criativa e circular, na medida em que buscam a ressignificação de objetos que de outra forma seriam descartados: roupas, retalhos de tecidos, papelão, cabides, folhas de papel, entre outros. Aqui se enquadram práticas comumente associadas ao artesanato tradicional. Estão contempladas nessas oficinas a busca por atividades que lidem com materiais comuns, de baixo custo e que visem apresentar propostas de criação de produtos não uniformizados, podendo ser adaptados às soluções individuais que possam vir do público.
A oficina traz informações sobre o Carnaval e alguns elementos como o batuque da bateria e os estandartes. (…)
A oficina propõe uma introdução ao bordado a partir da customização de uma peça de roupa que os participantes tenham em casa, (…)
A artista fala de seu processo de criação, de suas referências e da coleta de materiais que depois são incorporados à criação. Ressalta a relação entre o rigor técnico e a criação, o improviso. (…)
A oficineira fala de sua experiência autodidata no cartazismo, apresenta uma breve história do desenvolvimento dos cartazes impressos. (…)
A oficina fala sobre a história da encadernação, passando por diferentes regiões geográficas e históricas, como Egito Antigo (…)
A oficina apresenta os fios mais populares do macramê e os principais nós: nó de laçada, nó quadrado, nó escondido, nó espiral ou DNA e nó festonê. (…)
Tecelagem é o trabalho de entrelaçar fios nos teares. Nesta oficina, é apresentada uma forma de aproximação com essa técnica a partir de um tear alternativo feito de papelão. (…)
A oficina apresenta o conceito de Upcyclcing (ou Supraciclagem), que se caracteriza pelo reuso criativo de materiais que, outrossim, seriam descartados, gerando resíduos sólidos. (…)
MÓDULO 1
Atividades centradas nas linguagens tradicionais da arte, como desenho, escultura, pintura e gravura.
MÓDULO 2
Atividades marcadas pela presença de um elemento lúdico (jogos, brincadeiras, ficção) em seu desenvolvimento, conjugado a alguma técnica artística.
MÓDULO 3
Atividades artísticas e/ou artesanais que possuem forte relação com o entorno e com a utilização de materiais naturais.