Módulo 2 - Arte e ludicidade

Bonecas Abayomi

A oficina fala sobre duas possíveis origens das bonecas Abayomi, discorre sobre a diáspora africana e a cultura afro-brasileira. Depois, propõe a construção de bonecas em duas etapas: a estrutura básica, com pedaços de tecidos e nós, e a finalização das vestes, com decorações dos participantes.

Oficineira: Bea Bonifácio | Arte-educadora, bordadeira e mãe

– 1 pedaço de tecido de malha preto com as medidas de 24 x 12 cm
– 1 pedaço de tecido de malha preto com as medidas de 24 x 5 cm
– 1 pedaço de tecido colorido de 14 x 8 cm
– 2 tiras finas de tecido colorido 8 x 2 cm
– Tesoura

Outras oficinas do módulo Arte e Ludicidade

Jogos de tabuleiro

A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)

Colagem em jogo

A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas (…)

Maquetes lúdicas

A oficina discorre sobre o que é uma maquete, reconhecendo suas características, e apresenta possibilidades de materiais simples que podem ser usados para produzir uma maquete lúdica (…)

Brinquedos com materiais do cotidiano

A oficina fala sobre a presença dos brinquedos na sociedade e trabalha a partir do pensamento da artista e educadora Anna Marie Holm, que ressalta que qualquer material pode ser usado de modo criativo. (…)

Bonecos de lã

A oficina propõe a construção de personagens e bonecos com o uso da técnica de feltragem. Serão demonstradas formas de se esculpir utilizando mechas de lã de carneiro a partir do uso de agulhas especiais. (…)

Criaturas instrumentosas e máscaras sonéticas

A oficina trata sobre música e construção de instrumentos experimentais. Expande a percepção do instrumento musical, trazendo sua dimensão estética e aproximando-o das artes visuais. (…)

Oficineiro:
Bea Bonifácio | Arte-educadora, bordadeira e mãe

Bea Bonifácio é artista-educadora, bordadeira e mãe. Graduada em Artes Visuais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em 2018, tem sua pesquisa voltada à presença e protagonismo da mulher negra nas artes; também realizou alguns cursos de manualidades têxteis. Em suas experiências profissionais, destacam-se os trabalhos voltados à arte educação em espaços culturais como Bienal de São Paulo, Centro Cultural São Paulo e SESC.