
Jogos de tabuleiro
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)
A oficina fala sobre a presença dos brinquedos na sociedade e trabalha a partir do pensamento da artista e educadora dinamarquesa Anna Marie Holm, que ressalta que qualquer material pode ser usado de modo criativo. A partir dessa premissa, propõe a construção de quatro tipos de brinquedos: um brinquedo de acertar o alvo e três brinquedos-fantasia.
BRINQUEDO 01
– 1 colher de plástico (não pode ser muito dura; tem que envergar)
– 1 vasinho de plástico ou um pote pequeno ou médio
– 1 tampinha qualquer
– 1 pistola de cola quente
– 1 fita adesiva
– 1 bolinha de pingue-pongue
– 1 recipiente como um vaso, vasilha, pote ou tigela de tamanho variado
BRINQUEDO 02
– 1 escorredor de arroz
– 1 tira de elástico ou cordão
– 1 pistola de cola quente
– 1 fita adesiva ou caneta permanente
– 1 tesoura
BRINQUEDO 03
– 1 bambolê
– 1 tesoura
BRINQUEDO 04
– 1 vasinho ou copo de plástico
– Flores artificiais
– 1 pedaço de elástico ou cordão
– 1 tesoura
– Folha de papel de seda
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)
A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas (…)
Nesta oficina são abordados alguns conceitos sobre engenhocas, traquitanas e gambiarras (…)
A oficina discorre sobre o que é uma maquete, reconhecendo suas características, e apresenta possibilidades de materiais simples que podem ser usados para produzir uma maquete lúdica (…)
A oficina fala sobre duas possíveis origens das bonecas Abayomi, discorre sobre a diáspora africana e a cultura afro-brasileira (…)
A oficina propõe a construção de personagens e bonecos com o uso da técnica de feltragem. Serão demonstradas formas de se esculpir utilizando mechas de lã de carneiro a partir do uso de agulhas especiais. (…)
A oficina trata sobre música e construção de instrumentos experimentais. Expande a percepção do instrumento musical, trazendo sua dimensão estética e aproximando-o das artes visuais. (…)
Oficineira:
Patrícia Marchesoni | Arte-educadora
Patrícia Marchesoni Quilici é mestra em Arte e Educação pela UNESP, com especialização em Curadoria e Educação em Museus de Arte pela USP, graduação em Artes Plásticas e Educação Artística pela FAAP e cursos em Arte na Saint Martin’s College e no Institute of Contemporary Arts em Londres, Inglaterra. Coordenou programas educativos do Centro Cultural Banco do Brasil, do Centro Cultural São Paulo e do Paço das Artes. Trabalhou em inúmeras exposições como educadora, supervisora e coordenadora. Atua como arte-educadora independente em projetos artístico-pedagógicos, cursos de arte, formação para educadores e projetos socioculturais em instituições como Itaú Cultural, CCBB, Casa das Rosas, Casa Museu Ema Klabin, Fábricas de Cultura, Centro Cultural da Juventude, Centro de Pesquisa e Formação e unidades do SESC-SP.