Jogos de tabuleiro
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)
Nesta oficina são abordados alguns conceitos sobre engenhocas, traquitanas e gambiarras. O oficineiro aborda filosoficamente a ideia das traquitanas, e depois fala sobre autômatos e sua presença na história humana, para então propor a construção de um autômato lúdico a partir de materiais simples.
– Papelão e papel cartão diverso
– Palitos roliços de madeira, tipo de churrasco
– Material emborrachado como EVA ou outros
– Arame
– Cola de papel, cola quente ou super cola (se possível)
– Fitas adesivas
– Forminha de cupcake
– Canudos biodegradáveis
– Tesoura
– Estilete
– Compasso
– Lápis e caneta
– Bolinha de isopor
– Água
– Régua
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)
A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas (…)
A oficina discorre sobre o que é uma maquete, reconhecendo suas características, e apresenta possibilidades de materiais simples que podem ser usados para produzir uma maquete lúdica (…)
A oficina fala sobre duas possíveis origens das bonecas Abayomi, discorre sobre a diáspora africana e a cultura afro-brasileira (…)
A oficina fala sobre a presença dos brinquedos na sociedade e trabalha a partir do pensamento da artista e educadora Anna Marie Holm, que ressalta que qualquer material pode ser usado de modo criativo. (…)
A oficina propõe a construção de personagens e bonecos com o uso da técnica de feltragem. Serão demonstradas formas de se esculpir utilizando mechas de lã de carneiro a partir do uso de agulhas especiais. (…)
A oficina trata sobre música e construção de instrumentos experimentais. Expande a percepção do instrumento musical, trazendo sua dimensão estética e aproximando-o das artes visuais. (…)
Oficineiro:
Leonardo Gallep | Artista visual integrante do coletivo Máquina Tudo.
Formado em Desenho Industrial pela Unesp, atua nas áreas de design de produtos, design gráfico e motion graphics. Desenvolve, desde 2008, pesquisas e projetos que envolvem criação e construção de instalações cinéticas, autômatos e outros trabalhos que misturam arte e tecnologia. Desenvolve também oficinas com jogos, brinquedos, objetos cenográficos, acessórios de madeira, materiais educativos e lúdicos. Como arte educador, passou por diversos espaços, como SESCs, escolas, museus e outros espaços de arte, educação e cultura. Em 2015 criou com três amigos o Coletivo Máquina Tudo, desenvolvendo projetos que integram arte, tecnologia e educação.