Colagem em jogo
A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas (…)
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc. Para isso, são utilizados materiais acessíveis como vassouras e madeiras de reuso. Os equipamentos indicados, o modo de usá-los e todas as medidas das peças são abordados de forma detalhada até o acabamento, pintura e adornos de peças e dados.
– Cabo de vassoura
– 1 pedaço de tábua de pinus ou de compensado de 15mm
– Lápis
– Borracha
– Régua
– Esquadro
– Trena
– Pincéis n° 2 e n° 6
– Tinta acrílica ou PVA
– Fita crepe
– Serrote ou serra tico-tico
– Serra de arco
– Lixas n° 80 e n° 120
A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas (…)
Nesta oficina são abordados alguns conceitos sobre engenhocas, traquitanas e gambiarras (…)
A oficina discorre sobre o que é uma maquete, reconhecendo suas características, e apresenta possibilidades de materiais simples que podem ser usados para produzir uma maquete lúdica (…)
A oficina fala sobre duas possíveis origens das bonecas Abayomi, discorre sobre a diáspora africana e a cultura afro-brasileira (…)
A oficina fala sobre a presença dos brinquedos na sociedade e trabalha a partir do pensamento da artista e educadora Anna Marie Holm, que ressalta que qualquer material pode ser usado de modo criativo. (…)
A oficina propõe a construção de personagens e bonecos com o uso da técnica de feltragem. Serão demonstradas formas de se esculpir utilizando mechas de lã de carneiro a partir do uso de agulhas especiais. (…)
A oficina trata sobre música e construção de instrumentos experimentais. Expande a percepção do instrumento musical, trazendo sua dimensão estética e aproximando-o das artes visuais. (…)
Oficineiro:
Thiago Maia Attié | Arte-educador, pesquisador e construtor de jogos de tabuleiro
Thiago Maia Attié é geógrafo, pesquisador da ludicidade e artesão. Desde 2013 atua no resgate, pesquisa, construção e difusão de jogos de tabuleiro com seu coletivo Caravana Lúdica, que promove a ocupação de espaços públicos com um acervo itinerante de jogos de tabuleiro de diferentes épocas e locais. Já realizou mais de 300 atividades lúdicas, dentre apresentações e formações, oficinas de construção de jogos e construção de ludotecas.