Módulo 2 - Arte e ludicidade

Maquetes lúdicas

A oficina discorre sobre o que é uma maquete, reconhecendo suas características, e apresenta possibilidades de materiais simples que podem ser usados para produzir uma maquete lúdica. Depois, ensina a planejar e a construir uma maquete usando principalmente sucata. No processo, explora diversas linguagens artísticas, como desenho, colagem, construção de objetos, arquitetura e design.

Oficineira: Andrea Aly | Artista visual, ilustradora e professora

– Sucatas variadas, de diferentes materiais e tamanhos
– Cola
– Tesoura
– Fita crepe
– Fitas adesivas coloridas
– 1 lápis grafite
– 1 folha sulfite
– 1 Caixa de papelão
– Barbante
– Tinta
– Pincel

Outras oficinas do módulo Arte e Ludicidade

Jogos de tabuleiro

A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)

Colagem em jogo

A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas (…)

Bonecas Abayomi

A oficina fala sobre duas possíveis origens das bonecas Abayomi, discorre sobre a diáspora africana e a cultura afro-brasileira (…)

Brinquedos com materiais do cotidiano

A oficina fala sobre a presença dos brinquedos na sociedade e trabalha a partir do pensamento da artista e educadora Anna Marie Holm, que ressalta que qualquer material pode ser usado de modo criativo. (…)

Bonecos de lã

A oficina propõe a construção de personagens e bonecos com o uso da técnica de feltragem. Serão demonstradas formas de se esculpir utilizando mechas de lã de carneiro a partir do uso de agulhas especiais. (…)

Criaturas instrumentosas e máscaras sonéticas

A oficina trata sobre música e construção de instrumentos experimentais. Expande a percepção do instrumento musical, trazendo sua dimensão estética e aproximando-o das artes visuais. (…)

Oficineiro:
Andrea Aly | Artista visual, ilustradora e professora.

Andrea Aly é formada em Comunicação pelo Mackenzie, e é especialista em História da Arte pela FAAP. É artista, ilustradora e professora de arte na Escola da Vila desde 2007. Desde 2009 desenvolve projetos de formação de professores em Arte em Institutos como Centro de Formação da Escola da Vila, institutos como Tomie Ohtake, Instituto Arte na Escola, entre outros. Presta assessoria em escolas particulares e da rede pública de São Paulo. Em sua carreira já produziu material didático para a editora SM. Além disso, inicia um caminho como arteterapeuta. Mora e trabalha em São Paulo.