Jogos de tabuleiro
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)
A oficina fala sobre jogos em geral e, mais especificamente, os jogos de cartas. Apresenta um jogo contemporâneo (Dixit) que se relaciona com interpretação de imagens, e propõe sua construção por meio da colagem e da fotomontagem. A técnica é explorada em consonância com o espírito do jogo abordado, de modo a gerar imagens surrealistas, absurdas e fantásticas.
– Papel grosso (gramatura mínima 120)
– Papéis coloridos diversos
– Régua
– Estilete
– Revistas variadas
– Tesouras
– Cola bastão
– Base para corte
– Lápis
A oficina apresenta um passo a passo para a construção de um antigo jogo de tabuleiro chamado Puluc (…)
Nesta oficina são abordados alguns conceitos sobre engenhocas, traquitanas e gambiarras (…)
A oficina discorre sobre o que é uma maquete, reconhecendo suas características, e apresenta possibilidades de materiais simples que podem ser usados para produzir uma maquete lúdica (…)
A oficina fala sobre duas possíveis origens das bonecas Abayomi, discorre sobre a diáspora africana e a cultura afro-brasileira (…)
A oficina fala sobre a presença dos brinquedos na sociedade e trabalha a partir do pensamento da artista e educadora Anna Marie Holm, que ressalta que qualquer material pode ser usado de modo criativo. (…)
A oficina propõe a construção de personagens e bonecos com o uso da técnica de feltragem. Serão demonstradas formas de se esculpir utilizando mechas de lã de carneiro a partir do uso de agulhas especiais. (…)
A oficina trata sobre música e construção de instrumentos experimentais. Expande a percepção do instrumento musical, trazendo sua dimensão estética e aproximando-o das artes visuais. (…)
Oficineiro:
Alberto Duvivier Tembo | Artista visual, jogador e educador.
Alberto Duvivier Tembo atua nas áreas de Artes Visuais, Mediação Cultural, Educação e Desenvolvimento de Jogos. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, é pós-graduado em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, e em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pelo Schumacher College Brasil. Pesquisa principalmente dois campos: a ludicidade e seus inúmeros desdobramentos, e a ecologia e o meio ambiente, que incorpora em seus trabalhos artísticos. Membro do Zebra5, coletivo que trabalha com jogos, arte e educação desde 2009 em diversas instituições culturais. Um dos autores do premiado jogo de tabuleiro Abstratus. Ministra cursos, oficinas e formações, com foco no potencial criativo do ser humano. Como artista, denuncia o outro potencial humano: o da destruição ambiental.